Publicado em: 02/12/2024

por Vera Lopes, em 03/12/2024

Paris é sempre Paris. Será mesmo?

Será aquela cidade que muitos conhecem, mas que as vezes nos esnoba um pouquinho? Que não dá muita bola pra gente? Que diz: se vira! E cara alegre pois você está em PARIS?

Depois de incontáveis visitas reencontrei a Paris glamurosa, perfumada, sofisticada, que de tão linda traz encantamento. A Paris gentil que oferece seus encantos com um sorriso, que quer te agradar e consegue.

Deve ter sido pela calorosa acolhida, o carro me esperando, e o hotel. Ahh o hotel!

Meu grupo foi convidado pelo Grand Hotel du Palais Royal a passar 3 dias nessa propriedade. Uma pequena joia a uma quadra do Louvre, da Samaritaine, da Rue de Rivoli. Com une telle finesse me receberam e me convidaram a aproveitar uma suíte encantadora, seu restaurante delicioso (amo a cozinha francesa!), seus perfumes e suas flores. –

O hotel hoje é considerado um dos 10 melhores de Paris e concordo plenamente! Quanto capricho! Na decoração, no atendimento e na sofisticação. Elegante, mas moderno, acolhedor, mas sofisticado, nos recebeu como família!

Como se não bastasse é o cenário de filmagem de Emily in Paris, que supostamente trabalha bem ali ao lado!

A semana tinha uma agenda de experiências, daquelas que podemos repetir para nossos clientes: dentre as atividades, a que mais gostei foi como aprender a fazer perfumes!! Em uma sala especial da Perfumaria Molinard, nos ensinaram como combinar os aromas, e saí de lá com um perfume autoral e exclusivo pra chamar de meu!

Outra muito interessante: um workshop sobre queijos (e claro, pareado com seus vinhos, sa va sans dire). Os franceses sabem tudo sobre esses produtos. E por que não se exibir para os visitantes? Adoramos!

E não posso me esquecer do piquenique no Sena! Passando pelas pontes maravilhosas e monumentos históricos que exalam cultura e beleza.

Sem dúvida Paris dessa vez não foi a mesma! Me apaixonei novamente.

De lá fomos para o Vale do Loire que eu não conhecia. Primeira parada em Amboise, o Castelo de Clos Lucé, onde viveu Leonardo da Vinci, a convite do Rei François 1o.

Além do fato de estar pisando no mesmo chão onde esse grande gênio de todos os tempos viveu, está aberto ao público um pequeno museu das suas invenções, que aliás, continuam geniais!

E o que dizer dos magníficos castelos que visitamos: o Chateau de Chambord construído pelo rei François 1º para impressionar os visitantes e levá-los a pensar como ele era poderoso e assim, temê-lo.

Já o Chateau de Chenonceau, impressiona pela graciosidade. Que se deve, imagino, ao fato de ter sido construído e reformulado muitas vezes por mulheres. Poderosas, belas, felizes ou infelizes. Mas sempre ELAS.

E do Loire também não me esquecerei do passeio de balão. Da visão dos Castelos e vinhedos do alto. Algo realmente precioso.

Para culminar, uma outra joia em forma de hotel: O Fleur de Loire em Bois. Uma construção elegante, com suas suítes lindas e confortáveis. Tudo isso e mais o premiado restaurante do chef Christophe Hay, devidamente estrelado pelo guia Michelin.

Voltei com novos amigos e muito boas (novas) lembranças. Obrigada DOM Collection por me mostrar seus tesouros. Adorei esses novos ares de uma velha conhecida.